Enchentes no Rio Grande do Sul: Veja como a Educação Socioemocional pode ajudar as crianças neste momento

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul causaram um impacto devastador na vida de milhares de pessoas, incluindo muitas crianças. Perderem suas casas, ficarem sem energia e água potável, além do medo e da incerteza da situação, é extremamente traumático para os pequenos. É nesse momento crucial que a educação socioemocional se torna uma ferramenta essencial para ajudar as crianças a lidar com as emoções difíceis e se reconstruírem emocionalmente.

A educação socioemocional auxilia na capacidade de identificar, compreender e gerenciar as próprias emoções que elas estão passando neste momento difícil, bem como as dos outros. Ela se manifesta em habilidades como:

  • Autoconsciência: Saber identificar e nomear as próprias emoções diante desta tragédia.
  • Autocontrole: Gerenciar as próprias emoções e reações de forma saudável, se
  • Empatia: Compreender e compartilhar os sentimentos dos outros.
  • Relacionamentos interpessoais: Construir e manter relacionamentos positivos e saudáveis.
  • Tomada de decisão responsável: Tomar decisões conscientes e ponderadas, levando em consideração as próprias emoções e as dos outros.

Ajudar as crianças que foram emocionalmente afetadas por esta tragédia, é uma missão para todos, família, pais, escolas e o Instituto Hortense, como forma de apoio, compartilha alguns de nossos valores para que essas crianças se recuperem e tenham a sua vida emocionalmente inteligentes que tanto merecem.

É hora de permitir a validação das emoções

Expressões Emocionais

É necessário entender que, neste momento, a criança está confusa, e suas emoções também estão. É preciso permitir que ela entenda o que está sentindo, para que assim a criança saiba do que precisa se recuperar. Validar o que os pequenos estão passando é o caminho para conduzi-los a este objetivo.

Incentive a expressão das emoções de forma saudável

Ofereça segurança aos pequenos e demonstre todo o apoio que eles precisam, sendo o porto seguro. Compartilhe histórias, demonstre solidariedade e, como sempre dizemos, embarque nesta jornada por cidadãos emocionalmente inteligentes..

Para cuidar dos outros, é preciso cuidar de si mesmo. Com isso em mente, para auxiliá-lo neste processo, deixamos alguns links abaixo como direcionamento para alinhar suas expectativas com o que queremos transmitir. Esta missão é de todos!

Recursos gratuitos para auxiliar as crianças:

  • Youtube Instituto Hortense: Confira o nosso canal no Youtube e entenda os valores que movem o nosso instituto, e entenda como você também pode transformar vidas.
  • EAI Educa: Entenda nosso método e coloque-o em prática.

Conclusão:

As enchentes no Rio Grande do Sul causaram um grande sofrimento para muitas crianças. No entanto, com educação socioemocional e apoio, podemos ajudar as crianças a lidar melhor com as suas emoções e se reconstruírem.

Lembre-se: você não está sozinho! Existem muitos recursos disponíveis para ajudar você e sua família nesse momento difícil.

Ouvidoria

0800 000 3026

INSTITUTO HORTENSE

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

3UP Full Tech 2021 / Criado com por 3UP Marketing Digital (34) 3215.1804