IH News

Newsletter Trimestre 1

Instituto Hortense - Abril/2018

FAMÍLIA E ESCOLA CUIDANDO DE SUAS EMOÇÕES

O Instituto Hortense promoveu, no dia 24 de março, o 1º Encontro com a Família dos alunos na Escola Municipal de Sobradinho, localizada na zona rural da cidade de Uberlândia-MG. Neste dia, 60 pessoas compareceram à palestra, ministrada pela coordenadora pedagógica Débora Ottoni, que abordou a importância de a família cuidar de suas emoções, resgatar suas tradições e compreender o papel que cada membro exerce dentro dela. Jaqueline, mãe do aluno Gustavo, de 5 anos, relatou que foi um momento de aprendizado para ela: “Porque eu sou uma mãe muito nervosa e entendi que carrego esses sentimentos desde a minha infância, pois tive uma mãe que me batia muito. Hoje, compreendi que faço o mesmo com meus filhos por causa disso. Como foi dito na palestra, não quero que meus filhos sejam herdeiros de coisas negativas.”

Jaqueline, mãe de Gustavo

TEORIA E DIVERSÃO

A manhã do dia 22 de março foi divertida e cheia de aprendizados para a equipe dos 24 colaboradores e voluntários do Programa Transforma, do Instituto Algar. Eles participaram da Palestra de Sensibilização mediada pela coordenadora pedagógica, Débora Ottoni. Foi apresentada, para os profissionais, a proposta de trabalho do Instituto Hortense, assim como a aplicabilidade dos conceitos da Teoria da Inteligência Multifocal expostos, também, através de dinâmicas e vídeos contextualizados.

TESOURO DA INTELIGÊNCIA

No dia 12 de abril deste ano, a Escola Municipal Irmã Odélcia Leão Carneiro teve um dia de muita aventura. A entrega significativa do material foi realizada de forma divertida e dinâmica. As crianças se transformaram em piratas e foram desafiadas a encontrar o Tesouro da Escola da Inteligência. 750 alunos foram impactados com a entrega significativa do material.

O COMEÇO DE UMA NOVA AVENTURA

Com muita alegria e empolgação, os alunos da professora Franciele, da Escola Municipal Prof. Carlota de Andrade Marquez, receberam o material da Escola da Inteligência no dia 12 de abril. Esteve presente, para esta entrega significativa, a coordenadora pedagógica do Instituto Hortense, Larice Santos. Os 27 alunos estão, agora, prontos para começar uma nova aventura no mundo das emoções.

INSTITUTO VERDESCOLA E FAMÍLIA:
APRENDENDO COM AS EMOÇÕES

No Instituto Verdescola, localizado na cidade litorânea de São Sebastião-SP, foi realizado no dia 21/03/18 o 1º encontro com a família das crianças e adolescentes atendidos. O evento ocorreu no recém-inaugurado Ginásio Poliesportivo. Mais de 100 pessoas receberam de presente do Instituto Hortense o livro “Vida em família: aprendendo com as emoções”. Segundo as palavras de uma mãe presente na palestra, “foi um momento bastante enriquecedor, agregando valor à minha vida como mãe.” O Instituto Hortense se alegra em poder contribuir com o crescimento e desenvolvimento saudável das famílias!

VALORIZANDO AS ATITUDES SAUDÁVEIS

Na Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis, 150 crianças são atendidas com o programa Escola da Inteligência. No dia 06 de abril, a coordenadora Larice Santos, teve a satisfação de ver o trabalho da educadora Raíssa, que fortalece constantemente a autoestima e a autoconfiança de seus alunos através das aulas e do material utilizado pelo programa. Além disso, as crianças estão aprendendo a diferenciar as atitudes saudáveis e não-saudáveis transformando suas relações interpessoais.

CONSCIÊNCIA PEDAGÓGICA

No dia 05/04/2018, a professora Silvana Alves Ferreira, da Escola Municipal Antonino Martins, ao trabalhar o novo livro “Cidade da Memória”, teve o cuidado de resgatar com seus alunos o que é o Instituto Hortense, qual a sua missão e a responsabilidade dos alunos em relação a ser e ter um parceiro. Isso é sobretudo consciência pedagógica.

TEATRO LEVADO A SÉRIO

De forma descontraída e criativa, o grupo de professores aplicadores do programa Escola da Inteligência da Escola Municipal Freitas Azevedo, apresentou uma peça de teatro para os pais, no 1º Encontro com a Família dia 27/03/2018. O foco da apresentação foi as habilidades socioemocionais, respeito à diversidade e valorização das atitudes saudáveis. Foi um momento de aprendizado e entendimento de que todos somos especiais. Teatro e Arte levado a sério!

FAMÍLIA E ESCOLA:
UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO!

“Trazer os pais para a escola para agregar valores na educação dos filhos é possível sim”, diz a diretora Alessandra Cirilo da Escola Municipal Antonino Martins, localizada na zona rural da cidade de Uberlândia-MG. Ela se esforça constantemente para sensibilizar a comunidade escolar a participar das atividades com seus filhos. E, dessa forma, um talento foi descoberto: Gracieli de Almeida, 34 anos, mãe de alunos da escola. Ela está ensinando crianças e professores a arte de reutilizar e reciclar.

Nossos parceiros institucionais

Estes parceiros garantem a realização de todos
os projetos, no dia a dia do instituto hortense.

Nossos parceiros

Veja quem participa ativamente, apoiando
os diversos projetos do Instituto Hortense.