IH News

Newsletter Trimestre 2

Instituto Hortense - Julho/2018

SATISFAÇÃO DOS PAIS NO ENCONTRO COM A FAMÍLIA

O Instituto Hortense realizou no dia 26 de junho o 2º Encontro com a Família na Escola Municipal Professora Stella Saraiva Peano. Com a presença de 77 pais de alunos, o tema trabalhado pela Coordenadora Pedagógica Larice Santos no encontro foi tristeza e alegria. Evidenciando a necessidade de dar maior visibilidade às emoções e mostrando a importância de gerenciar os pensamentos, foi um momento de alegria, satisfação, aprendizado e desafio. Foram muitos depoimentos emocionados de pais que, apesar das dificuldades com a educação de seus filhos, encontraram na palestra uma esperança de melhorar a vida em casa. A satisfação dos pais é notória após o final do encontro.

VIVÊNCIA EMOCIONANTE E ESPERANÇA
DE UM FUTURO MELHOR

O Instituto Hortense promoveu uma vivência emocionante no 2º encontro com a Família, na Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis, no dia 28 de junho. Com a participação de pais (ou responsáveis) de 20 alunos, foi possível perceber a presença constante de algumas pessoas nesse projeto que é desenvolvido desde 2017.

A Coordenadora Pedagógica Larice Santos comentou que um dos momentos mais emocionantes foi o depoimento de uma avó com dificuldades na educação do neto. Em meio a todos os desafios que ela tem na educação do neto, ela se sente amparada pelo Instituto Hortense e descreve esse apoio com muita satisfação. Nesse evento marcante, ficou ainda mais claro que o trabalho realizado pelo Instituto Hortense faz com que as pessoas tenham mais esperança no futuro. Ainda, que a participação dos pais (ou responsáveis) é muita ativa, agindo no presente e sendo autoras de suas próprias histórias.

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
X HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

No dia 23 de junho, a manhã de um sábado letivo da Escola Municipal Sebastião Rangel do Distrito de Tapuirama, foi de muito aprendizado. A pedido da Diretora Gabriela Monteiro, a Coordenadora Pedagógica Larice Santos fez uma apresentação para os Professores Aplicadores relacionando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com as atividades do programa Escola da Inteligência.

“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.” (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/)

Foi um importante momento para contribuir no esclarecimento de alguns pontos importantes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), que deverá nortear os currículos e propostas pedagógicas de todas as escolas, em todo o Brasil, fazendo o link com o que acontece no dia-a-dia da sala de aula. Isso dará mais confiança a todos os profissionais da Escola Municipal Sebastião Rangel para colocar em prática todos os conhecimentos, as competências e as habilidades estabelecidas pela Base, juntamente com as habilidades socioemocionais.

ENSINANDO PAIS E FILHOS
A LIDAR COM AS EMOÇÕES

O Instituto Hortense recebeu um depoimento emocionante da mãe de uma das crianças beneficiadas pelo projeto. Veja o que Mayra Ferreira Reis relatou, após a palestra realizada pela Coordenadora Pedagógica Débora Ottoni na Escola Municipal de Sobradinho no Dia da Família na Escola num sábado letivo:

“Aprendi que as maiores frustrações e a base do desenvolvimento dos nossos filhos vem do nosso próprio comportamento: modo de falar, de se expressar, avaliar, comportar, sentimentos de ironia, raiva, tristeza, alegria, como uma frase “mal dita” ou “bem dita” pode mudar tudo. Aprendemos sobre empatia com o outro, sobre olhar o outro sem ignorar quem ele é e o que está sentindo, avaliar e ajudar sem julgar. Cabe a nós dar amor, atenção, cuidado, afeto para essas “esponjas” absorverem. Cabe a nós também cuidar de nós mesmos para cuidar melhor dos outros, principalmente de quem mais amamos. Agradeço ao criador do projeto por essa oportunidade de conseguirmos enxergar melhor, e de outro ângulo, nossos próprios sentimentos e ações.”

DA TRISTEZA NECESSÁRIA À
ALEGRIA QUE CONTAGIA

O Instituto Hortense realizou o 2º Encontro com a Família na Escola Municipal Freitas Azevedo no dia 13 de junho. A Coordenadora Pedagógica Eliana de Castro abordou o tema “Da Tristeza Necessária à Alegria que Contagia”, promovendo uma roda de conversa com os pais após a palestra. Nesse bate-papo com os familiares, vários temas importantes foram discutidos: a importância das crianças vivenciarem não somente a alegria, mas a tristeza também, colocar limites, estabelecer combinados em família e sobretudo cumpri-los, abrir espaços para falar das dificuldades com os filhos e criar um clima de troca. O Instituto Hortense acredita que a partir do momento que as famílias começam a refletir sobre esses assuntos e a falar sobre os sentimentos, passam a valorizar, amadurecer e a melhorar a postura nas diferentes situações que enfrentam.

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA É
COMEMORADO COM FOCO NAS
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

Alunos da E.M. Leandro José de Oliveira apresentaram aos pais, o teatro mudo intitulado “Mulher rica e Mulher pobre”. O foco da encenação foi mostrar ao público presente a importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Os alunos deram o recado deixando claro que não basta TER e sim SER, e que, ter amigos é muito bom.

PERSONAGENS EI FAZEM PARTE DA
DECORAÇÃO DO DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Os personagens EI, do livro Armadilhas da Mente, 5º Ano, faixa etária de 10 anos, fizeram parte da decoração em comemoração ao Dia da Família na Escola. Os alunos se colocaram no lugar da turminha e aplicaram suas características, reconhecendo onde podem melhorar e crescer com o trabalho das habilidades socioemocionais.

O TEATRO COMO FERRAMENTA DE APOIO
À ROTINA DA PRATICA DA LEITURA

Este é o trabalho que tem sido realizado pela Escola Municipal Olga Del Fávero, no segmento da Educação Infantil, tendo como apoio as histórias do material da Escola da Inteligência, intitulado Jogos da Inteligência e Ciranda da Inteligência. Segundo a diretora Telma: "Nesta vida virtual é possível resgatar elementos que se perderam: o contato com os livros e a possibilidade de acessarmos mundos imaginários.”

INSTITUTO HORTENSE E PELOTÃO ESPERANÇA: CORRESPONSABILIDADE COM A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS

O 36ºBIMec, responsável pelo Pelotão Esperança, abraçou a causa a partir de 2018. COm foco em desenvolver, juntamente com o Instituto Hortense, o trabalho com as habilidades socioemocionais da Escola da inteligência. Momento ímpar para desenvolver com as crianças de 10 a 12 anos, habilidades como: se colocar no lugar do outro, gerenciar ações e pensamentos positivos, expor e não impor ideias, ser grato, dentre tantos outros.

A MÚSICA COMO INSTRUMENTO
DE APRENDIZAGEM

A E.M. Dom Bosco, no dia 06 de junho, realizou o trabalho de criação de paródias com os alunos do 8º ano, sobre o tema "Pensar antes de agir - Ação e Reação”. Segundo o diretor Valdeci, a música é importante para a integração das crianças e adolescentes na vida escolar e estimula o bom convívio social, a harmonia, o desenvolvimento da fala, da respiração, da autoestima e do próprio avanço cognitivo da criança.

NOSSOS PARCEIROS INSTITUCIONAIS

ESTES PARCEIROS GARANTEM A REALIZAÇÃO DE TODOS
OS PROJETOS, NO DIA A DIA DO INSTITUTO HORTENSE.

Nossos parceiros

Veja quem participa ativamente, apoiando
os diversos projetos do Instituto Hortense.