Um Sonho de Infância: Combate ao Trabalho Infantil com o Instituto Hortense

O dia 12 de junho é mais do que uma data no calendário, é um lembrete fundamental da luta global contra uma realidade que ainda atinge milhões de crianças: o trabalho infantil. No Instituto Hortense, acreditamos que cada criança merece viver uma infância plena, repleta de aprendizado, brincadeiras e sonhos. É com essa visão que nos unimos à causa do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, reafirmando nosso compromisso em transformar vidas e construir um futuro onde todas as crianças possam crescer livres e felizes.

Sonhos de Criança, Compromisso de Todos.

Imagine um mundo onde todas as crianças possam explorar seus talentos, descobrir novas inspirações e desenvolver habilidades que as prepararão para um futuro brilhante. No Instituto Hortense, trabalhamos diariamente para tornar esse sonho uma realidade. Através de nossos programas educacionais e de apoio social, proporcionamos às crianças oportunidades que vão além da sala de aula, encorajando-as a sonhar grande e alcançar seu potencial máximo.

Trabalho Infantil no Brasil: Uma Realidade que Ainda Precisa Mudar

Combate ao Trabalho Infantil

Apesar dos avanços, o trabalho infantil continua sendo uma triste realidade para muitas crianças. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam que cerca de 160 milhões de crianças em todo o mundo estão envolvidas em trabalho infantil. No Brasil, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019 mostrou que mais de 1,7 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão nessa situação.

Esses números refletem mais do que estatísticas; eles representam vidas interrompidas, sonhos adiados e futuros comprometidos. No Instituto Hortense, sabemos que cada criança retirada do trabalho infantil e inserida em um ambiente de aprendizado e cuidado é uma vitória para todos nós.

Estatísticas que falam por si só

Trabalho infantil Grafico

 

  • Em 2022, o Brasil tinha 1,9 milhão de crianças e adolescentes com 5 a 17 anos de idade (ou 4,9% desse grupo etário) em situação de trabalho infantil. Esse contingente havia caído de 2,1 milhões (ou 5,2%) em 2016 para 1,8 milhão (ou 4,5%) em 2019, mas cresceu em 2022.
    • Entre 2019 e 2022, a população do país com 5 a 17 anos de idade diminuiu 1,4%, mas o contingente desse grupo etário em situação de trabalho infantil aumentou 7,0%.
    • Em 2022, havia 756 mil crianças e adolescentes exercendo as piores formas de trabalho infantil, que envolviam risco de acidentes ou eram prejudiciais à saúde e estão descritas na Lista TIP.
    • Em 2022, entre as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, 23,9% tinham de 5 a 13 anos; 23,6% tinham 14 e 15 anos e 52,5% tinham 16 e 17 anos de idade.
    • Entre os adolescentes com 16 a 17 anos em situação de trabalho infantil, 32,4% trabalhavam durante 40 horas ou mais por semana.
    • As crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil do gênero masculino (65,1%) predominavam em relação ao gênero feminino (34,9%).
    • Cerca de 76,6% dos adolescentes de 16 e 17 anos trabalhando em atividades econômicas estavam na informalidade, o equivalente a 810 mil trabalhadores infantis informais. Foi o maior percentual de informalidade para esse grupo desde o início da série histórica, em 2016.

Educação Transformadora: Nossa Missão

O trabalho infantil não é apenas uma violação dos direitos das crianças, mas também uma barreira significativa para o desenvolvimento sustentável e inclusivo. É por isso que, no Instituto Hortense, focamos nossos esforços em oferecer programas que visam à erradicação do trabalho infantil através da educação socioemocional e do apoio social.

O trabalho infantil priva as crianças de sua infância, interfere na sua capacidade de frequentar a escola e é prejudicial ao seu desenvolvimento físico e mental. É nossa responsabilidade coletiva assegurar que as crianças sejam tratadas com dignidade e respeito, garantindo-lhes o direito de serem apenas crianças.

Vamos juntos construir um mundo onde todas as crianças possam sonhar sem limites e onde a educação seja o alicerce de um futuro brilhante. Como disse o poeta Carlos Drummond de Andrade, “A infância não é a terra onde nascemos. É um lugar onde, a partir de certo dia, nunca mais voltamos”. Que possamos assegurar que todas as crianças tenham a oportunidade de viver plenamente essa fase única e insubstituível de suas vidas.

By Matheus Felix
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