O Instituto Hortense atua em escolas públicas e instituições do terceiro setor, orientando e capacitando os educadores, professores, assistentes sociais, cuidadores e voluntários, para que estes possam aplicar o programa aos alunos, crianças e jovens atendidos nas escolas e instituições, parceiras do Instituto Hortense.

O público alvo atendido são crianças e adolescentes entre 4 e 15 anos de idade através de capacitações com professores e educadores, palestras para pais e equipe escolar, avaliações e acompanhamentos presenciais.

A resposta de uma boa educação está em criar um ambiente seguro onde as crianças e jovens aprendam não só o conteúdo cognitivo, mas também a como se comportar diante de diferentes situações da vida.

Missão e Visão

Escola da Inteligência

O Programa Escola da Inteligência tem como objetivo implementar nas instituições de ensino o desenvolvimento da inteligência emocional, aplicando aulas semanais dentro da grade curricular dos alunos.

A metodologia é fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o funcionamento da mente, os fenômenos que constroem pensamentos e emoções, e fornece técnicas para a formação de pensadores e competências para o desenvolvimento pessoal, social e profissional. Essa teoria, desenvolvida pelo Dr. Augusto Cury, que foi objeto de mestrado e doutorado internacional, é aplicada junto com outras renomadas teorias, nos programas da Escola da Inteligência.

Dr. Augusto Cury é médico, escritor, psiquiatra, pesquisador e também idealizador do programa Escola da Inteligência. É autor de 39 obras de psicologia aplicada e foi considerado o escritor mais lido da década, com mais de 24 milhões de livros vendidos.

Escola da Inteligência

Conheça mais sobre a escola da inteligência

Palestra Escola da Inteligência

Conheça um pouco sobre as instituições atendidas

Casa da Criança
e do Adolescente

Cristina Cavanis

Em dezembro de 2016, aconteceu o primeiro encontro para tornar real mais uma parceria do Instituto Hortense com a Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis. A organização desenvolve o Programa de Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto, que proporciona aos 150 atendidos oportunidades de convívio em diversas atividades que estimulam o desenvolvimento de suas potencialidades, oferecendo-lhes um ambiente propício para a formação de valores, fortalecimento da autoestima e autonomia.


Tendo em fevereiro de 2016 a primeira ação em conjunto, a Palestra de apresentação do programa pela Dra Marilda Coelho, Diretora de Coordenação do Instituto Hortense, a todos os colaboradores e subsequente a capacitação dos educadores pelas psicólogas do Instituto Hortense.

 Escolas Rurais
      e Urbanas de

Uberlândia

Através da parceria entre Prefeitura Municipal de Uberlândia, Instituto Algar e Instituto Hortense, desde julho de 2017 atendemos todas escolas municipais rurais (13 unidades). São mais de 10.100 pessoas atendidas. Escolas: E.M. Antonino Martins; E.M. do Moreno; E.M. de Leandro José da Fonseca; E.M. Dom Bosco; E.M. Domingas Camin; E.M. Emílio Ribas; E.M. Freitas Azevedo; E.M. Carlos Tucci; E.M. de Sobradinho; E.M. José Marra da Fonseca; E.M. Olhos D’Água; E.M. Profa. Maria Regina Arantes Lemes; E.M. Sebastião Rangel

Instituto em Números

Pessoas impactadas diretamente pelos projetos do Instituto Hortense.

2018     2019
Pais 21.860   Pais 21.860
Alunos 11.149   Alunos 26.468
Colaboradores e Voluntários 1.462   Colaboradores e Voluntários 1.262
Total 34.471   Total 49.590
Ver Relatório Anual 2018     Ver Relatório Anual 2019  

Ação Solidária 2020

30.000 Pessoas impactadas.

Ação Solidária 2020

Em meio a pandemia que afeta mundo todo, boas ações se multiplicam e trazem um pouco de esperança para os mais necessitados. O Instituto Hortense se mobilizou nessa honrosa tarefa ultrapassou as barreiras e tem feito chegar o alimento à mesa de muitas famílias carentes que já se encontravam em situação de vulnerabilidade social, agravada agora pela pandemia. O Instituto Hortense distribuiu as cestas básicas à 13 escolas rurais municipais, 5 escolas municipais urbanas de periferia da cidade de Uberlândia, MG, como também para famílias carentes atendidas por algumas ONGs parceiras do Instituto Hortense. E não foi somente as famílias carentes de Uberlândia, MG, que foram assistidas pela Ação Social do Instituto Hortense, as famílias da cidade de Frutal, MG, Divinópolis, MG, Sorriso-MT, Canarana, MT, dentre outras. Foram parceiros desta nobre ação na distribuição das doações: 36º Batalhão, Policia Militar, Policia Civil, Casa da Criança e Adolescente Cristina Cavanis, Associação Dos Transportadores Rodoviários Mato-grossenses e Cooperativa De Transportadores Rodoviários Do Mato Grosso, totalizando 30.000 pessoas impactadas.