O Instituto Hortense atua em escolas públicas e instituições do terceiro setor, orientando e capacitando os educadores, professores, assistentes sociais, cuidadores e voluntários, com a metodologia do Escola da Inteligência, desenvolvida pelo Dr. Augusto Cury, para que estes possam aplicar o programa aos alunos, crianças e jovens atendidos nas escolas e instituições, parceiras do Instituto Hortense.

Temos como público – alvo crianças e jovens entre 4 e 15 anos de idade. Realizamos capacitações com professores e educadores, palestras para pais e equipe escolar, avaliações e acompanhamento presencial. Tudo isso com apoio de um material didático especialmente desenvolvido para cada público.

A resposta de uma boa educação está em criar um ambiente seguro onde as crianças e jovens aprendam não só o conteúdo cognitivo, mas também a como se comportar diante de diferentes situações da vida.

Missão

Proporcionar melhoria na relação interpessoal, utilizando a metodologia da educação socioemocional.

Visão

Ser o agente multiplicador na melhoria da gestão da inteligência emocional, por um mundo melhor.

Escola da Inteligência

O Programa Escola da Inteligência tem como objetivo implementar nas instituições de ensino o desenvolvimento da inteligência emocional, aplicando aulas semanais dentro da grade curricular dos alunos.

A metodologia é fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o funcionamento da mente, os fenômenos que constroem pensamentos e emoções, e fornece técnicas para a formação de pensadores e competências para o desenvolvimento pessoal, social e profissional. Essa teoria, desenvolvida pelo Dr. Augusto Cury, que foi objeto de mestrado e doutorado internacional, é aplicada junto com outras renomadas teorias, nos programas da Escola da Inteligência.

Dr. Augusto Cury é médico, escritor, psiquiatra, pesquisador e também idealizador do programa Escola da Inteligência. É autor de 39 obras de psicologia aplicada e foi considerado o escritor mais lido da década, com mais de 24 milhões de livros vendidos.

Escola da Inteligência

Conheça mais sobre a escola da inteligência

Palestra Escola da Inteligência

Conheça um pouco sobre as instituições atendidas

Casa do Menor

Nova Canaã

No dia 22 de outubro de 2016, o Instituto Hortense deu início ao projeto na Casa de Apoio e Formação do Menor Nova Canaã, em Uberlândia (MG). A Instituição atende mais de 150 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos, matriculadas na rede Estadual e Municipal de Ensino. O trabalho começou com a primeira capacitação que foi ministrada pela diretora pedagógica da Escola da Inteligência, Denise Cavalini. Também foi realizada uma palestra, ministrada pela Diretora de Coordenação do Instituto Hortense, Dra. Marilda Coelho destinada aos pais e/ou responsáveis de alunos com objetivo de apresentar e construir um vínculo com a Educação Socioemocional.

Casa da Criança
e do Adolescente

Cristina Cavanis

Em dezembro de 2016, aconteceu o primeiro encontro para tornar real mais uma parceria do Instituto Hortense com a Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis. A organização desenvolve o Programa de Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto, que proporciona aos 150 atendidos oportunidades de convívio em diversas atividades que estimulam o desenvolvimento de suas potencialidades, oferecendo-lhes um ambiente propício para a formação de valores, fortalecimento da autoestima e autonomia.


Tendo em fevereiro de 2016 a primeira ação em conjunto, a Palestra de apresentação do programa pela Dra Marilda Coelho, Diretora de Coordenação do Instituto Hortense, a todos os colaboradores e subsequente a capacitação dos educadores pelas psicólogas do Instituto Hortense.

Instituto

Verdescola

Fundado em 2005, o Instituto Verdescola é uma organização não governamental, sem fins lucrativos que ajuda cerca de 1000 crianças na periferia da cidade de São Sebastião (SP). A equipe multidisciplinar do instituto realiza um trabalho socioeducativo fomentando o desenvolvimento humano e comunitário. A equipe do Instituto Hortense esteve por lá em janeiro de 2017, fazendo a capacitação dos educadores que irão aplicar a metodologia da Escola da Inteligência para mais de 500 crianças do instituto. Foi o início de mais um projeto apoiado pelo Instituto Hortense que reforça a importância dos métodos de educação socioemocional para as crianças e para todos os envolvidos.

Programa

Transforma

O Programa Transforma desenvolve oficinas com crianças e adolescentes nas esferas de Cultura e Artes, Cultura Digital e Formação Profissional, além de atividades com voluntários do Grupo Algar. O objetivo é promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio da educação e da cultura, com oficinas no contra turno escolar.

São beneficiados alunos de escolas públicas de ensino fundamental e médio do setor leste de Uberlândia (MG), onde observa-se baixo aparelhamento social e cultural, além de ser uma comunidade com baixa escolaridade e acesso a espaços e ações culturais na cidade. O programa acontece no CESAG (Centro Esportivo e Social Alexandrino Garcia), abrangendo os bairros Morumbi, Alvorada, Joana D’Arc, São Francisco, Zaire Rezende, Prosperidade, Celebridade e Dom Almir.

Nas oficinas, os participantes são convidados a vivenciar e a produzir, desenvolvendo e exercendo sua autonomia e protagonismo.

Duas turmas desse Programa recebem também o Programa Escola da Inteligência.

Escolas Rurais de

Uberlândia

Através da parceria entre Prefeitura Municipal de Uberlândia, Instituto Algar e Instituto Hortense, desde julho de 2017 atendemos todas escolas municipais rurais (13 unidades). São mais de 10.100 pessoas atendidas. Escolas: E.M. Antonino Martins; E.M. do Moreno; E.M. de Leandro José da Fonseca; E.M. Dom Bosco; E.M. Domingas Camin; E.M. Emílio Ribas; E.M. Freitas Azevedo; E.M. Carlos Tucci; E.M. de Sobradinho; E.M. José Marra da Fonseca; E.M. Olhos D’Água; E.M. Profa. Maria Regina Arantes Lemes; E.M. Sebastião Rangel

Nossos Números

 

Canaã Verdescola Cristina Cavanis Programa Transforma Escolas Rurais UDIA Escolas Urbanas Pelotão Esperança
Pais 300 1000 300 180 10000 10000 80    21860
Alunos 150 575 150 90 5000 5750 45    11760
Colaboradores, educadores e voluntários 50 55 35 5 600 507 12    1264
Total 500 1630 485 275 16600 16257 137    34884