A educação vai além do ensino de conteúdos acadêmicos. O desenvolvimento das competências socioemocionais tem um papel fundamental na formação de indivíduos mais preparados para os desafios da vida. O Instituto Hortense compreende essa necessidade e, por meio dos Encontros com os Estudantes, tem promovido uma abordagem inovadora para fortalecer habilidades essenciais como autoconhecimento, autogestão, relacionamento interpessoal, tomada de decisão e consciência social.
Neste texto, complementamos as reflexões apresentadas no artigo Como o Instituto Hortense Atua para o Desenvolvimento Socioemocional dos Estudantes e aprofundamos a importância da aprendizagem socioemocional como ferramenta de transformação educacional e social.
O Que São Competências Socioemocionais?

As competências socioemocionais são habilidades que permitem que os indivíduos compreendam e gerenciem suas emoções, construam relações saudáveis, resolvam conflitos e tomem decisões responsáveis. Seu impacto é significativo em diferentes áreas da vida, incluindo desempenho acadêmico, bem-estar emocional, vida profissional e convívio social.
Segundo estudos de Payton et al. (2008) e Durlak et al. (2011), o desenvolvimento dessas habilidades está diretamente relacionado ao sucesso a longo prazo. Algumas das principais competências socioemocionais incluem:
- Identificação e gestão de emoções;
- Construção de relações saudáveis;
- Tomada de decisões éticas e seguras;
- Resolução de conflitos de forma eficaz;
- Contribuição para a comunidade;
- Estabelecimento e alcance de metas pessoais e sociais.
Pesquisas também apontam que a ausência dessas habilidades pode levar a desafios significativos, como dificuldades na vida profissional, problemas de saúde mental e exclusão social (OCDE, 2012). Em contrapartida, investir no desenvolvimento socioemocional resulta em melhores indicadores na educação, mercado de trabalho e qualidade de vida (Heckman et al., 2013; Cunha et al., 2005).
O Papel do Instituto Hortense na Promoção da Aprendizagem Socioemocional
Diante dessa realidade, o Instituto Hortense implementou um modelo prático para desenvolver as competências socioemocionais dos estudantes por meio dos Encontros com os Estudantes. Essa iniciativa é estruturada em duas etapas:
1ª Etapa: Diagnóstico Inicial
- Objetivo: Avaliar como os alunos lidam com suas emoções no início do ano letivo.
- Atividade: Realização de uma autoavaliação guiada pelos consultores, permitindo que os estudantes reconheçam seus pontos fortes e áreas a serem aprimoradas.
2ª Etapa: Avaliação Final
- Objetivo: Comparar o progresso dos estudantes ao longo do ano.
- Atividade: Reflexão sobre as experiências e aprendizados adquiridos por meio da Metodologia EAI.
Essa abordagem permite um acompanhamento efetivo, gerando indicadores que ajudam a aperfeiçoar tanto a prática pedagógica do Instituto quanto o ambiente escolar como um todo.
Os Cinco Pilares Avaliados nos Encontros com os Estudantes
O Instituto Hortense foca no desenvolvimento de cinco dimensões fundamentais:
- Autoconhecimento: Como o estudante se reconhece em termos de pontos fortes e vulnerabilidades.
- Autogestão: Capacidade de lidar com emoções e manter a motivação.
- Relacionamento interpessoal: Habilidade para comunicar-se, mediar conflitos e demonstrar empatia.
- Tomada de decisão responsável: Capacidade de fazer escolhas seguras e éticas.
- Consciência social: Compreensão e respeito pelas diferenças culturais e sociais.
Impacto Esperado: Uma Educação Transformadora

O programa Encontros com os Estudantes é um reflexo do compromisso do Instituto Hortense com uma educação integral, que valoriza tanto o aprendizado acadêmico quanto o crescimento socioemocional. Essa abordagem promove:
- Maior engajamento e desempenho escolar;
- Ambiente de aprendizado mais acolhedor e colaborativo;
- Formação de indivíduos mais preparados para os desafios do futuro.
Ao proporcionar um espaço seguro para autoavaliação e reflexão, o Instituto Hortense não apenas potencializa o desenvolvimento acadêmico dos alunos, mas também contribui para a formação de cidadãos conscientes e empáticos.
Acompanhe mais iniciativas do Instituto Hortense e saiba como nosso trabalho impacta positivamente a educação e o desenvolvimento dos estudantes! Se você acredita na importância das competências socioemocionais, compartilhe este artigo e ajude a disseminar essa reflexão.
REFERÊNCIAS:
CUNHA, F.; HECKMAN, J. J.; LOCHNER, L.; MASTEROV, D. V. Interpreting the Evidence on Life Cycle Skill Formation. In: HANUSHEK, E. A.; WELCH, F. (Eds.). Handbook of the Economics of Education. Amsterdam and New York: North-Holland, 2005. v. 1, p. 697–812.
DURLAK, J. et al. The Impact of Enhancing Students’ Social and Emotional Learning: A Meta-Analysis of School-Based Universal Programs. Child Development, v. 82, n. 1, p. 405–432, 2011.
OECD (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Estudos da OCDE sobre competências: competências para o progresso social: o poder das competências socioemocionais. São Paulo: Fundação Santillana, 2015.
PAYTON, J.; et al. The positive impact of social and emotional learning for kindergarten to eighth-grade students: findings from three scientific reviews—Technical Report. Chicago: Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.